Bem Vindos


Caro leitor, bem vindo ao blog da Usimak

Este espaço serve sobre tudo para divulgar notícias, produtos, ideias e para estimular a discussão.
Esclarecer dúvidas e sugestões em relação a nossos produtos atuais e também sobre novos produtos em desenvolvimento.
Espero que este espaço seja útil para todos. Todas as sugestões são bem vindas.

Pesquisar este blog

anúncios

9 de abr. de 2012

HF Implanta Nova Tecnologia na Construção


Considerado por muitos como a industrialização da construção civil, o método paredes de concreto otimiza processos, reduz resíduos e o tempo para a construção de uma UH (unidade habitacional), aumentando a eficiência construtiva e reduzindo os impactos ambientais. A HF está implantando o método em suas obras.
Usando painéis de plástico ou alumínio como formas, as paredes são moldadas in loco (no local), já com as instalações elétricas e hidráulicas acopladas ao sistema de maneira que não necessitem serem chumbadas posteriormente, como no método tradicional. Os vãos das esquadrias (janelas e portas) são moldados com gabarito no ato da concretagem, evitando também a geração de entulhos de assentamento.
O ciclo de concretagem das paredes, em relação ao processo convencional, é três vezes mais rápido, e mais: a resistência das paredes de concreto é muito superior à alvenaria cerâmica. Todo o processo segue rigorosamente às normas brasileiras e certificações técnicas, aprovado pela ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland) e pelo Comitê Brasileiro da Construção Civil (ABNT/CB-02), conforme matéria publicada pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção, que você confere clicando aqui.
Veja abaixo algumas imagens:
(parede de concreto)
(cobertura de aço galvanizado: uma das novidades do processo)
(Resultado final)

A combinação entre concreto e fibra ótica resulta em blocos de concreto translúcido





A combinação entre concreto e fibra ótica resulta em blocos de concreto translúcido ou Light Transmitting Concrete – Litracon.

O Concreto translúcido ou Light Transmitting Concrete – Litracon é uma combinação de fibras ótica e concreto. No mercado, esse produto pode ser encontrado em formato de blocos pré-fabricados e painéis. Devido ao pequeno tamanho das fibras, elas se misturam ao concreto se tornando um componente do material, como agregado ao composto. Desta forma, o resultado não é apenas não dois materiais – vidro em concreto – misturados, mas a criação de um novo, que é homogêneo em sua estrutura interna e em suas superfícies principais.




Litracon/Divulgação

Trata-se de milhares de fibras óticas de 2 microns à 2 milímetros formando uma matriz paralela que corre entre as duas superfícies principais de cada bloco. Essas fibras são dispostas em fileiras, de modo transversal às duas faces do bloco. A proporção da fibra é muito pequena (4%) em relação ao volume total dos blocos. Além disso, essas fibras se misturam ao concreto devido ao seu pequeno tamanho, se tornando um componente estrutural como uma espécie de agregado miúdo. Na teoria, uma estrutura de parede de concreto construída com essa tecnologia transmissora de luz pode ter vários metros de espessura, pois as fibras funcionam sem perda de luz até 20 metros. Segundo seu criador, o concreto translúcido pode ser utilizado estruturalmente, pois as fibras de vidro não tem efeito negativo sob à compreensão do concreto. Os blocos podem ser produzidos em vários tamanhos e com isolamento térmico incorporado.





Litracon/Divulgação
O Litracon foi inventado pelo arquiteto Húngaro Aron Losonczi no ano de 2001, sendo protegido por uma patente Sueca, que fundou a sua própria companhia, a Litracon, em 2004. A empresa fica localizada na cidade húngra de Csongrád, a 160km de distância da capital do país, Budapeste.


Se você ficou interessado pelo produto, uma notícia boa. No site oficial (http://www.litracon.hu/), você consegue encomendar algumas amostras do produto, em dimensões 10cm x 10cm x 2cm, num custo de 60 euros cada mais 25% de

Tecnologia de Construção em Concreto PVC





Texto:Lincoln Soares
Diretoria- Construtora Plam

A Construtora Plam realiza obras Comerciais e Industriais no estado do Paraná e através de sua equipe multidisciplinar, realiza estudos e disponibiliza para seus clientes, diferentes tecnologias de construção civil, para melhor atender suas necessidades.

Uma preocupação da Construtora é em relação à utilização de técnicas de construção civil que propiciem, além de qualidade à obra, baixo custo, menor prazo de entrega, segurança e preservação do meio ambiente.

Na busca por novas tecnologias estamos sempre nos atualizando e frequentemente nos deparamos com novidades como a nova técnica de construção civil que vem ganhando espaço no mercado brasileiro, denominada Concreto PVC. Originada no Canadá, a técnica traz como proposta a redução de pelo menos 50% do tempo de entrega de obras comerciais e Industriais. Além disto, possui alta durabilidade com garantia de 20 anos e reduz o desperdício de materiais.

Em relação à custos, a redução do tempo para a conclusão da obra proporcionada pela Construção em Concreto PVC, possibilita que uma indústria inicie suas atividades de 6 meses a 1 ano antes que em processos tradicionais de construção, reduzindo assim o custo de implantação da obra.

O Sistema Construtivo em concreto PVC se caracteriza pela montagem de perfis leves e modulares em PVC de alta resistência, que se encaixam perfeitamente, os quais serão posteriormente preenchidos com barras de aço e concreto usinado, proporcionando um diferenciado acabamento.
Outras virtudes do processo são: resistência a cupins, fungos e corrosão, possibilita ampliação, não propaga fogo, é de fácil limpeza e elevado conforto acústico e térmico. A Construtora Plam acredita que a tecnologia Concreto PVC é mais uma boa opção construtiva para o mercado brasileiro.