Bem Vindos


Caro leitor, bem vindo ao blog da Usimak

Este espaço serve sobre tudo para divulgar notícias, produtos, ideias e para estimular a discussão.
Esclarecer dúvidas e sugestões em relação a nossos produtos atuais e também sobre novos produtos em desenvolvimento.
Espero que este espaço seja útil para todos. Todas as sugestões são bem vindas.

Pesquisar este blog

anúncios

5 de set. de 2011

PROJETOS EM ALVENARIA ESTRUTURAL: MODULAÇÃO E COMPATIBILIZAÇÃO



link para aquivo em PDF
 PROJETOS EM ALVENARIA ESTRUTURAL: MODULAÇÃO E COMPATIBILIZAÇÃO
este aquivo traz uma visão simplificada sobre o assunto.

Projeto aumenta desempenho da alvenaria de vedação


Produto de qualidade e projeto de alvenaria: o casamento perfeito da obra econômica e ecologicamente correta
O mercado da construção civil dispõe de diversos sistemas para vedação interna e externa de edificações, cada qual com suas características, vantagens e desempenho. A alvenaria de vedação em blocos de concreto é um deles, cuja evolução tem buscado a racionalização do sistema, com o desenvolvimento da cadeia ofertando blocos com qualidade, ferramentas e boas práticas executivas.
As vantagens da alvenaria de vedação, aliadas à disseminação da qualidade e da funcionalidade dos blocos de concreto, tem feito com que muitas construtoras passem a adotar esse artefato de cimento, o que tem modificado inclusive a paisagem urbana. A cor vermelha presente nas obras vem dando lugar à cor cinza dos blocos de concreto.
O que é
A alvenaria de vedação é um sistema construtivo em que o bloco desempenha a função de fechamento de uma estrutura e também de divisão de ambientes. A alvenaria de vedação com blocos de concreto oferece algumas vantagens em relação a outros sistemas: modularidade (facilidade de compor e de executar), precisão dimensional, execução racional, maior economia final da edificação, elevada resistência e durabilidade. No entanto, o melhor desempenho do sistema é alcançado a partir de um projeto.
A falta de projetos em algumas etapas da obra (de alvenaria, por exemplo) é uma questão cultural. Mas o mercado começa a perceber a importância de um projeto prévio no resultado final da construção, para obter, inclusive, melhor desempenho e economia no canteiro de obra. Com um projeto bem  modulado e racionalizado de alvenaria é possível prever a quantidade exata de blocos a serem utilizados.
O bloco de concreto possibilita, ainda, que a construção abrigue as instalações elétricas nos seus vazados, eliminando a etapa de rasgos nas paredes, processo comum na construção convencional que provoca desperdício e retrabalho, com o agravante de poluir o ambiente. Considerando todas estas vantagens, o metro quadrado de parede pronta de blocos de concreto chega a ser 25% mais barato que as demais alternativas
Além disso, o projeto de alvenaria tem a função de coordenar e compatibilizar todos os sistemas envolvidos. Permite ajustes e detalhes técnicos que beneficiam a produtividade da obra e assume papel importante por definir parâmetros como:
·        Escolha dos materiais e componentes que deverão ser empregados.
·        Geometria das paredes, para evitar desperdícios e retrabalho.
·        Reforços e detalhes adequados para o bom desempenho da alvenaria.
·        Execução adequada aos padrões escolhidos.
·        Compatibilidade da alvenaria às estruturas e instalações.
·        Planejamento logístico.
·        Tecnologias de produção mais adequadas, incluindo equipamentos.
·        Controle de qualidade também para serviços.
·        Integração das soluções de todos os subsistemas.

“A Comunidade da construção trabalha para que as construtoras aumentem sua produtividade e melhorem a qualidade da sua obra, facilitando a viabilização do sistema e implantação das boas práticas executivas com ganhos de racionalidade das alvenarias e revestimentos, explica Glécia Vieira, coordenadora da Comunidade da Construção, movimento criado pela ABCP há 10 anos que modificou o cenário da tecnologia empregada nas edificações.
Melhorias do produto
Com o objetivo de orientar os fabricantes de blocos de concreto para uma melhor gestão de seu negócio, o Programa de Desenvolvimento Empresarial (PDE), destinado à indústria de artefatos de concreto e promovido pela ABCP em parceria com o SENAI, tem alcançado ótimos resultados. Em apenas quatro anos, a produção de blocos de concreto, utilizados em estruturas, alvenaria e pavimentação saltou de 2,5 milhões para 9 milhões por mês.
O PDE atua nos Estados do Ceará, Pernambuco, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e São Paulo. No Sul, o programa também está presente por meio dos Blocos com Excelência. Ao todo, a iniciativa reúne 24 fabricantes, mais da metade deles com Selo de Qualidade da ABCP.
Segundo dados da BlocoBrasil, a associação dos fabricantes de blocos (total de 48 empresas) tem capacidade produtiva instalada de 56,357 milhões de blocos por mês. De acordo com o consultor técnico da BlocoBrasil, arquiteto Carlos Alberto Tauil, esse volume permite a construção de 56 mil unidades habitacionais de 50 m2, mensalmente, ou 672 mil unidades por ano.