Bem Vindos


Caro leitor, bem vindo ao blog da Usimak

Este espaço serve sobre tudo para divulgar notícias, produtos, ideias e para estimular a discussão.
Esclarecer dúvidas e sugestões em relação a nossos produtos atuais e também sobre novos produtos em desenvolvimento.
Espero que este espaço seja útil para todos. Todas as sugestões são bem vindas.

Pesquisar este blog

anúncios

4 de fev. de 2012

Norma de parede de concreto moldada in loco está em consulta pública








Marcelo Scandaroli
Projeto pode ser votado até o dia 6
Termina na próxima segunda-feira (6) a consulta pública para o projeto 02:123.05-001, que trata da parede de concreto moldada in loco com formas removíveis para a construção de edificações. O projeto foi elaborado pela Comissão de Estudo de Parede de Concreto (CE-02:123.05) do Comitê Brasileiro da Construção Civil (ABNT/CB-02).
De acordo com Rubens Monge, da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), a norma vem com o objetivo de facilitar a utilização dessa tecnologia. "Com a norma, as construtoras não têm que fazer dezenas de testes toda vez que utilizar esse sistema", diz Rubens. "Nós utilizamos os procedimentos que já vinham sendo utilizados, mas com limites um pouco mais rígidos, para garantir maior eficiência do sistema", disse.
A norma se aplica somente às paredes submetidas à carga axial, com ou sem flexão, concretadas com todos os elementos que farão parte da construção final, tais como detalhes de fachada (frisos, rebaixos), armaduras distribuídas e localizadas, instalações (elétricas e hidráulicas) quando embutidas e considera as lajes incorporadas ao sistema por solidarização com as paredes, tornando o sistema monolítico (funcionamento de placa e membrana).
A norma aborda desde os requisitos gerais para qualidade da parede, até a propriedade de materiais, análise estrutural e os procedimentos para a fabricação da parede.
Para apresentar sugestões às emendas, os interessados devem entrar no site da ABNT, onde é possível acessar, visualizar e imprimir os textos. Para isso, deve ser criado um "ABNT Passaporte". Feito o Passaporte, deve-se encontrar o projeto na área do Comitê Brasileiro da Construção Civil (CB-02), clicar nas lupas e votar nas eme