Bem Vindos


Caro leitor, bem vindo ao blog da Usimak

Este espaço serve sobre tudo para divulgar notícias, produtos, ideias e para estimular a discussão.
Esclarecer dúvidas e sugestões em relação a nossos produtos atuais e também sobre novos produtos em desenvolvimento.
Espero que este espaço seja útil para todos. Todas as sugestões são bem vindas.

Pesquisar este blog

anúncios

14 de dez. de 2011

Aprenda um pouco sobre os traços de massa na fabricação de blocos de concreto



fabrica de blocos de concreto blog usimak
CAPRICHE NA DOSAGEM.
Cada traço de concreto tem uma dosagem de matérias-primas e água diferente. E como vimos, ela deve respeitar as condições de produção da sua fábrica, buscando compacidade, resistência, durabilidade e acabamento excelentes. O importante é fazer a dosagem de uma forma segura, garantindo uma massa adequada às suas necessidades e com um custo competitivo.
fabrica de blocos de concreto blog usimak


Errando na dose.
Há dois caminhos para preparar a dosagem: fazer a olho ou fazer como se deve. Fazendo a olho, os riscos são muito grandes. É o que chamamos de  Dosagem Empírica, muito utilizada em produtos de pequeno porte. Você já percebeu que, agindo assim, seu concreto acaba saindo mais caro e o traço nunca se comporta da mesma forma? Ou seja, se você não criar uma referência, uma fórmula de dosagem, repetir as mesmas características do traço torna-se impossível. Mas os riscos da Dosagem Empírica não param por aí.


maquina para produção de blocos de concreto modelo bc2010 fabricada por Usimak


Confira.

  • A falta de controle da dosagem faz com que o concreto perca em resistência, acabamento e durabilidade.
  • Você perde a referência do traço. Amanhã coloca um pouco mais de água. Depois, cimento. Mais para frente, areia e pedra entram para compensar a dosagem. Enfim, em um curto espaço de tempo, você é capaz de responder qual era mesmo o traço inicial que utilizava?
  • Vários clientes só aceitam produtos fabricados de acordo com rígidas especificações. Já pensou se recusam um lote de produtos? Já pensou se esses mesmos produtos servem apenas para esse cliente específico? Você pode voltar com o lote para sua empresa e ter que dispensá-lo.
  • O cliente está cada vez mais exigente. Várias empresas tem um corpo técnico, ou terceirizam laboratórios de análises, para aprovar produtos semelhantes aos seus. Portanto, preparar-se para atende-las, para faturar mais, vale a pena. E começar por uma correta dosagem é um bom caminho.
Na dose certa.
As dosagens mudam de produto para produto e de empresa para empresa, conforme as condições de 

produção. Por isso, o trabalho do técnico é fundamental.

veja mais sobre traço para blocos aqui

fonte: www.sebrae.com.br e www.abcp.com.br