Bem Vindos


Caro leitor, bem vindo ao blog da Usimak

Este espaço serve sobre tudo para divulgar notícias, produtos, ideias e para estimular a discussão.
Esclarecer dúvidas e sugestões em relação a nossos produtos atuais e também sobre novos produtos em desenvolvimento.
Espero que este espaço seja útil para todos. Todas as sugestões são bem vindas.

Pesquisar este blog

anúncios

2 de set. de 2011

Evento traz tecnologias sustentáveis para a construção civil


A cidade de São Paulo sediou uma conferência internacional com o objetivo de discutir e apresentar produtos, soluções e tecnologias sustentáveis para a construção civil. A Greenbuilding Brasil, realizada na sede da Fecomércio, no bairro Bela Vista, contou com a presença de especialistas estrangeiros buscando ainda fomentar a área de negócios no setor. Entre os temas abordados nas palestras podem ser citados Espaço Sustentável, Eficiência Energética, Qualidade Ambiental Interna e Uso Racional da Água. Já nos estandes, empresas multinacionais e brasileiras apresentaram, até esta quarta-feira, novidades e o aprimoramento de produtos e serviços. Confira abaixo destaques de alguns expositores que participaram do evento:
Software controla ar condicionado à distância
A Johnson Controls mostrou na conferência um software destinado a empresas que permite o controle à distância do consumo de água e energia elétrica. Após a instalação feita em um servidor, é possível acompanhar um relatório de consumo e até ativar ou desativar um sistema de ar condicionado, por exemplo. O controle pode ser feito através de um iPad ou pelo smartphone. Segundo representantes da empresa, que tem a matriz no bairro da Lapa, em São Paulo, o objetivo é conciliar o conceito de sustentabilidade com as facilidades da tecnologia.
Tinta a base de água reduz elementos tóxicos
A Sherwin Willians se autoproclama uma das precursoras na fabricação de produtos voltados para a sustentabilidade, como tintas, massas corridas, acabamentos, seladores acrílicos, entre outros, indicados para superfícies em construções. A tinta Ecoflex, por exemplo, lançada no ano passado, reúne acabamento, impermeabilizante e, por ser elástica, acompanha o "movimento" da parede, sendo capaz de corrigir fissuras e rachaduras. É considerada um produto ecológico porque é feita a base de água, o que garante a redução na emissão de VOC (Volatile Organic Compounds), o teor de solventes orgânicos voláteis contidos na tinta.
"Ecotelha" torna ambiente até 5ºC mais fresco
O Ecco Telhado Branco é o carro-chefe da empresa Dow na área de revestimentos. O produto forma uma membrana plástica e refletiva que evita desgaste das construções e ajuda ainda a diminuir o consumo de energia elétrica. De acordo com representantes da empresa, isso acontece porque o telhado branco pode deixar o ambiente até 5ºC mais fresco, eliminando a necessidade permanente de ar condicionado. Além de uma maior durabilidade, essa emulsão aplicada à cobertura também é capaz de "repelir" sujeira e demais efeitos da poluição.
Equipamento "elimina" casa de máquinas para elevador
A máquina de tração de um novo modelo de elevador da Otis, o Genz Comfort, elimina a necessidade de construção de uma casa de máquinas e utiliza cintas de aço revestidas de poliuretano em vez de cabos de aço, além de dispensar a lubrificação constante. O conceito ecológico se aplica à redução no consumo de energia, de até 30%. Aliado ao chamado drive regenerativo do elevador, o equipamento pode gerar entre 50% e 70% de economia na energia elétrica.
Jardim "canguru" é destaque em infraestrutura verde
Um dos produtos da linha da empresa Ecotelhado, com sede em Porto Alegre (RS), o jardim de parede utiliza um sistema parecido com a hidroponia. É feito com plástico reaproveitável e pode ser instalado nas áreas internas e externas de construções residenciais ou empresariais, com ou sem irrigação automática. O chamado jardim "canguru", que recebe esse apelido por causa dos recipientes que acumulam água, permite o cultivo de vegetais, como rúcula e radite, e morangos. A empresa, que se autointitula especialista em soluções em infraestrutura verde, desenvolve ainda sistemas de drenagem, que podem ser utilizados em campos de futebol, e aproveitamento de águas pluviais.
Luminária ecológica tem baixo consumo de energia
Com base na tecnologia LED, a empresa Itaim, com sede em São Paulo, desenvolveu um minirreator que controla temperatura e intensidade de luz, o que contribui para o processo de eficiência energética. O LED é capaz de emitir uma temperatura de luz cinco vezes menor que a convencional ¿ com menor produção de calor é menor o uso de ar condicionado, por exemplo. Outra novidade é a luminária ecológica, também com a tecnologia LED, feita com material reciclável e que possui baixo consumo de energia (4 watts). Com design exclusivo, o produto deve chegar ao mercado em breve, de acordo com representantes da empresa.