Bem Vindos


Caro leitor, bem vindo ao blog da Usimak

Este espaço serve sobre tudo para divulgar notícias, produtos, ideias e para estimular a discussão.
Esclarecer dúvidas e sugestões em relação a nossos produtos atuais e também sobre novos produtos em desenvolvimento.
Espero que este espaço seja útil para todos. Todas as sugestões são bem vindas.

Pesquisar este blog

anúncios

24 de jun. de 2014

Conheça o G-Cans, sistema japonês contra enchentes


Localizado em Kasukabe, no Japão, o maior sistema de controle contra inundações do mundo, do tipo, o G-Cans permite bombear até 200 toneladas de água por segundo. O complexo tem cerca de 6 quilômetros de túneis e enormes reservatórios subterrâneos, 50 metros abaixo da superfície, suportados por pilares de concreto armado (imagem acima), os maiores chegam a ter 177 metros de comprimento, 78 metros de largura e 26 de altura.

Construído na área rural de Tóquio, o projeto G-Cans foi concebido para impedir cheias que historicamente chegaram a atingir diretamente mais de 50 mil pessoas. Pela sua grandiosidade começou a ser construído em 1992 e só foi terminado em 2009. Conhecido também como Canal Subterrâneo de Drenagem Externa da Área Metropolitana (Metropolitan Area Outer Underground Discharge Channel), o complexo dispõe de 5 cilindros de 65 metros de profundidade e 32 de diâmetro. Os cilindros são dispostos numa distância de 6,5 quilômetros de distância entre eles.



Esses estão conectados a mais de 50 metros abaixo do solo, e formando um extenso corredor para abrigar o excedente das chuvas e temporais. Cada cilindro pode conter até 5 milhões de litros de água e então chegam até maior reservatório citado acima, templo subterrâneo, que é sustentado por 59 pilares.



Para bombear todo o excedente das chuvas e temporais o projeto contempla 78 turbinas e desaguar até 200 toneladas/s no rio Edogawa. O sistema foi construído para aguentar bem mais água que o que a região costuma receber, algo a se pensar em obras de engenharias.