Bem Vindos


Caro leitor, bem vindo ao blog da Usimak

Este espaço serve sobre tudo para divulgar notícias, produtos, ideias e para estimular a discussão.
Esclarecer dúvidas e sugestões em relação a nossos produtos atuais e também sobre novos produtos em desenvolvimento.
Espero que este espaço seja útil para todos. Todas as sugestões são bem vindas.

Pesquisar este blog

anúncios

8 de mar. de 2012

Basf apresenta a primeira casa de eficiência energética na América do Sul



Cerca de três milhões serão investidos no projeto. A CasaE é um projeto construído com tecnologias que permitem economizar aproximadamente 70% do consumo de energia.Construção será realizada em apenas seis meses, utilizando produtos e técnicas construtivas mais sustentáveis e eficientes.

A BASF, empresa química líder mundial, anuncia o lançamento da pedra fundamental de sua primeira Casa de Eficiência Energética no Brasil, a CasaE, projeto inovador que será construído em apenas seis meses, utilizando produtos e técnicas construtivas mais sustentáveis. Tal iniciativa aparece num momento em que as inovações no setor requerem ampla expertise, cooperação interdisciplinar e profunda compreensão da cadeia de valor da indústria, contando com a inovação como principal referência.

A casa estará localizada na Avenida Vicente Rao (zona sul de São Paulo) e reunirá, em um único espaço, tecnologias que atendem às demandas globais avaliadas pela BASF como grandes desafios para os próximos anos, que servirão como direcionadores de processos de inovação e sustentabilidade dentro da empresa. Dentre eles está o conceito de urbanização, com ramificações para os setores de construção e cuidados para o lar, já que no ano de 2050, cerca de 75% da população mundial viverá em cidades.

“O mercado da construção é estratégico para o crescimento da empresa nos próximos 10 anos. Esse é um dos motivos que levam a BASF a investir no desenvolvimento da CasaE. Queremos mostrar que o conceito construtivo (método, técnica e produtos) utilizado na CasaE pode ser utilizado em uma moradia comum, sendo totalmente factível ao mercado. Queremos, aos poucos, transformar a cultura da indústria da construção e de seus consumidores”, diz Alfred Hackenberger, Presidente da BASF para a América do Sul.

Para a construção da CasaE serão implementadas diversas soluções e inovações da BASF, que atuam diretamente na redução do consumo de água, energia e emissão de CO2. Além disso, o projeto vem apresentar respostas para questões fundamentais acerca do mercado da construção sustentável, como a rapidez dos processos, moradias mais acessíveis, a durabilidade dos materiais utilizados, seu reaproveitamento, e a saúde e conforto das pessoas que habitarão os espaços.

“O projeto traz muitas novidades para o mercado de construção brasileiro e coloca à disposição da indústria a mais diferenciada tecnologia em materiais de alta performance, eficiência energética e proteção climática. Nosso compromisso é transformar a química para oferecer soluções inovadoras e economicamente viáveis. Dessa forma, contribuímos com a construção de um futuro mais sustentável para as próximas gerações”, explica Hackenberger.

A BASF acredita que a sustentabilidade é um dos principais impulsionadores do crescimento e geração de valor. No futuro, estará ainda mais fortemente integrada às decisões de negócios.

“Como indústria química, queremos ser catalisadores dessa mudança, possibilitando uma nova cultura construtiva mais sustentável”, destaca Hackenberger.

Inovações a serviço do mercado -O grande destaque na CasaE é seu sistema construtivo. Consiste em um painel de cerâmica estrutural e fundação de alvenaria, paredes, piso e laje executados em Sistema EIFS – Exterior Insulation and Finish Systems – placas de poliestireno expandido da BASF, sob a marca Neopor®, e em Sistema ICF – Insulated Concrete Formwork – tijolos fabricados com esse mesmo material. Essas soluções proporcionam um isolamento térmico muito eficiente, por meio do qual é possível atingir uma economia de aproximadamente 70% de toda a energia consumida pela casa.

Estes produtos atendem às diferentes necessidades das atividades de construção, ajudam a conservação do consumo de energia e a reduzir as contas, aumentam o conforto. Permitem ainda a rápida construção, sem comprometer o design e a arquitetura.

Além disso, espumas especiais são aplicadas para o conforto acústico e térmico no interior da CasaE.

As dispersões e os pigmentos da BASF apresentam diferenciais para as tintas, vernizes, adesivos e materiais de construção aplicados na CasaE, bem como no controle da temperatura, contribuindo diretamente para a economia de energia.

Já os poliuretanos entram na CasaE na forma de soluções utilizadas para conforto térmico e redução no consumo de energia, além de oferecer compostos para construção de pisos drenantes, sob as marcas Elastocoat® e ElastopaveTM, que evitam que haja acúmulo de água no piso.

Os produtos químicos para construção aumentam a eficiência da hidratação do cimento, reduzindo o uso de água e emissões de CO2. Também estão presentes produtos voltados para revestimento, impermeabilizantes e antiderrapantes.

Para finalizar o processo de construção e oferecer cor e proteção especiais à CasaE, entram em cena as tintas imobiliárias Suvinil, marca da BASF e líder no segmento premium, e Glasurit, líder no segmento econômico e também pertencente à empresa.

A Suvinil AntiBactéria será utilizada na parte interna da residência, reduzindo 99% das bactérias nas paredes, proporcionando um espaço mais protegido, que privilegia a saúde e o bem-estar. Além disso, é a única marca de tintas imobiliárias a ter aprovação da Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) para tintas antibacterianas. Já a linha de acrílicos Suvinil Contra Mofo e Maresia, que resiste às intempéries, e a Glasurit Alvenaria, que oferece maior rendimento, cobertura e durabilidade, serão aplicadas na parte externa da casa.

Os produtos da BASF presentes na CasaE e seus diferenciais: .Acronal®: emulsão acrílica – usada em argamassas, impermeabilizantes, selantes, tintas decorativas, vernizes e esmaltes base água. Proporciona uma redução de 70% de compostos orgânicos voláteis (VOC).

. Basotect®: espuma especial – promove elevado conforto acústico, muito utilizado em forros e paredes. Além disso, é o único produto dessa categoria que é retardante de chamas.

. Elastocoat®: elastômero de poliuretano – altamente versátil e durável, funciona como ligante ou membrana impermeabilizante, podendo ser aplicado em superfícies irregulares sem desperdício.

.ElastopaveTM: composto de poliuretano - misturado a pedras ou cascalhos, funciona como uma supercola, formando superfícies resistentes e drenantes.

. Elastopor®/Elastopir®: espuma rígida de poliuretano – proporciona maior conforto térmico, reduz o consumo de energia e apresenta rapidez no processo de instalação.

. Glenium®: hiperplastificante – aumenta a eficiência da hidratação do cimento, reduzindo o uso de água em 40% em relação aos processos convencionais e de emissões de CO2 durante a obra.

. Micronal®: microcápsulas poliméricas – utilizadas em massas e argamassas, ajudam a manter a temperatura do ambiente, reduzindo em 1/3 o uso de ar-condicionado.

. Neopor®: poliestireno expansível (EPS) que contém partículas de grafite que funcionam como absorvedores de infravermelho - pode reduzir drasticamente o consumo de energia por resfriar casas em climas quentes e úmidos. Apresenta performance de isolamento térmico acima de 20% em relação ao EPS convencional.

. Sicopal®/Paliogen® preto: pigmentos para gerenciamento de calor – permite a não absorção de radiação solar, mantendo a superfície pintada fria.

. Sonoguard®: revestimento impermeabilizante antiderrapante - ideal para lajes, estacionamentos, rampas etc.

. Tinta Acrílica Suvinil AntiBactéria – reduz 99% das bactérias presentes nas superfícies por 2 anos.

. Tinta Acrílica Suvinil contra Mofo e Maresia – resistente à ação do sol, da chuva, maresia, umidade. Evita fungos e algas em regiões úmidas.

. Tinta Imobiliária Glasurit Alvenaria: tintas decorativas – oferece rendimento, alta cobertura e durabilidade.

. Verniz Suvinil Ultra Proteção – protege contra fungos, sol e chuva, com 8 anos de garantia.

O escritório de arquitetura Athié Wohnrath é parceiro da BASF na concepção do projeto e na construção da CasaE.

Perfil-A BASF é a empresa química líder mundial: The Chemical Company. Seu portfólio de produtos oferece desde químicos, plásticos, produtos de performance, produtos para agricultura ate petróleo e gás. Nós combinamos o sucesso econômico, responsabilidade social e proteção ambiental. Por meio da ciência e da inovação, nós possibilitamos aos nossos clientes de todas as indústrias a atender as atuais e as futuras necessidades da sociedade. Nossos produtos e soluções contribuem para a preservação dos recursos, assegurando alimentação e nutrição saudáveis, e ajudando a melhorar a qualidade de vida. Nós resumimos essa contribuição em nossa estratégia corporativa: “We create chemistry”, em português “Nós transformamos a química para um futuro sustentável. A BASF contabilizou vendas de cerca de €73,5 bilhões em 2011 e contava com mais 111.000 colaboradores no final do ano. As ações da BASF são negociadas atualmente nas bolsas de valores de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurique (AN). [ www.basf.com ]ou nos perfis corporativos da empresa no Facebook (BASF Brasil) e no Twitter (@BASF_brasil).

As vendas na América do Sul totalizaram, aproximadamente, €4,4 bilhões de euros em 2011 (Esse resultado abrange os negócios realizados pelas empresas do Grupo na região, incluindo a Wintershall - empresa situada na Argentina, voltada a produção de óleo cru e gás). Na América do Sul, a BASF contava com mais de 6.200 colaboradores em 31 de dezembro de 2011.

Obras dos estádios mineiros experimentam inovações


Do uso de plataformas articuladadas (guindaste) a sistema de amortecimento das arquibancadas, obra do Mineirão conta com recursos sofisticados (Beto Novaes/EM/D.A Press)
Do uso de plataformas articuladadas (guindaste) a sistema de amortecimento das arquibancadas, obra do Mineirão conta com recursos sofisticados

Curiosidade é pouco para definir a razão de tamanho interesse dos moradores do Horto que já puderam ver de perto a transformação do Estádio Raimundo Sampaio, o Independência, na etapa final das obras, em visitas guiadas. Plataformas articuladas e dirigíveis com capacidade para içar o condutor ou material de construção a 32 metros de altura e a cobertura servida de isolamento térmico-acústico despertam os olhares de quem jamais imaginaria pisar num campo de futebol com padrão de Primeiro Mundo. A reforma do Mineirão também reserva inovações, desde a estrutura em pré-moldados e o sistema de amortecimento de arquibancadas com capacidade para acomodar 64 mil torcedores ao controle informatizado do portão de entrada ao telão que exibe o resultado do jogo.

Vitrines do avanço tecnológico e de gestão da indústria da construção, as arenas brasileiras da Copa prometem não deixar nada a desejar para os estádios europeus. O setor evoluiu tanto em processos construtivos quanto do ponto de vista da variedade de material e de ferramentas que oferecem às construtoras, num cenário visual em 3D, todas as especificações das obras. O Brasil não é a China, que anunciou recentemente a construção de um prédio de 30 andares em apenas 15 dias, mas tem adotado tecnologia de última geração pelo menos no dia a dia das grandes construtoras.

Há casos em que no mundo da inovação e da tecnologia empresas brasileiras erguem oito apartamentos por dia, observa Geraldo Jardim Linhares, vice-presidente de Materiais, Tecnologia e Meio Ambiente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Minas Gerais (Sinduscon-MG). "Essas são obras de grandes construtoras, que normalmente mantêm um núcleo de engenheiros e departamentos de tecnologia, diferentemente das pequenas construtoras que esperam a inovação se disseminar para ter acesso a ela a custos compatíveis com o seu porte", afirma. Independentemente disso, a inovação cresce nas edificações, guiada pela preocupação com projetos mais industrializados.

Qualidade Em 40 anos de atuação no setor, que começou nos chamados anos do milagre econômico brasileiro (década de 70), Geraldo Jardim não tem dúvidas de que o avanço dos canteiros de obras, hoje, tem como diferencial a exigência por qualidade do consumidor e dos órgãos contratantes das construtoras. Os programas informatizados de controle e planejamento na construção evoluíram ao ponto de tornarem possível a escolha de um apartamento como se fosse um carro, entre vários tipos e preços.

Redução dos prazos de entrega e do contingente de mão de obra, que enfrenta grande escassez no Brasil, além do benefício de evitar os riscos de manutenção futura, é o melhor resultado da nova onda de industrialização, destaca Teodomiro Diniz Camargos, dono da construtora que leva o seu sobrenome e presidente da Câmara da Indústria da Construção da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

"A globalização chegou para a construção. Essa é uma tendência mundial", resume Diniz Camargos. A empresa levou para o mercado de habitação de luxo as já conhecidas paredes feitas com tecnologia dry wall (sistema a seco que usa chapas de gesso acartonado fixadas sobre estruturas metálicas). Na construção de um prédio residencial com duas torres de 12 andares no Bairro Luxemburgo, Zona Sul de BH, Camargos adota novidades como a curiosa mesa voadora, forma inovadora montada uma vez por semana e que vai se ajustando a cada andar da edificação. O ganho do equipamento está no fato de dar velocidade à obra.