Bem Vindos


Caro leitor, bem vindo ao blog da Usimak

Este espaço serve sobre tudo para divulgar notícias, produtos, ideias e para estimular a discussão.
Esclarecer dúvidas e sugestões em relação a nossos produtos atuais e também sobre novos produtos em desenvolvimento.
Espero que este espaço seja útil para todos. Todas as sugestões são bem vindas.

Pesquisar este blog

anúncios

1 de ago. de 2014

Retrofit: técnica para resgate de estruturas e valorização de imóveis

Quem é proprietário de imóvel deve sempre ficar atento às novidades para valorizar o seu investimento e deixá-lo cada vez mais atrativo para seus inquilinos. Já falamos aqui no blog sobre algumas dicas de valorização de imóveis, e hoje vamos explorar mais um tipo de revitalização: o Retrofit.


O retrofit é muitas vezes confundido com reforma ou restauração, mas é um processo muito mais abrangente. Segundo o arquiteto Henock de Almeida, diretor da AC Arquitetura e Consultoria (RJ), o retrofit é a “modernização tecnológica e estética de edifícios feitos em outra época e que envelheceram”.


A técnica inclui a aplicação de novas tecnologias ao imóvel, sem a necessidade de demolir o prédio. Torná-lo mais adequado aos interesses dos inquilinos, de forma que mantenham-se as qualidades arquitetônicas do imóvel, é o grande desafio dos novos projetos.

O retrofit está sendo bastante utilizado para mudar a função de um imóvel – transformar um edifício residencial em um prédio comercial, por exemplo. Outro uso para a técnica é o aumento do tamanho dos apartamentos de áreas com crescente valorização imobiliária. Renovação de elevadores e instalações de centrais de ar-condicionado são outras mudanças que representam um impacto significativo no preço dos imóveis.


Como toda obra, o retrofit causa incômodos. Em alguns casos de prédios residenciais, é preciso obter uma aprovação unânime dos condôminos para autorizar a intervenção. Em outros, é necessário apenas o consentimento da maioria.


Os benefícios do retrofit são indiscutíveis quando visualizamos o resultado final do processo. Além de novas fachadas e estruturas, o projeto pode trazer mais opções de acessibilidade para o prédio, novidades sustentáveis e ecologicamente limpas, além de impactar diretamente no preço do imóvel.



 Origem: http://www.blogsj.com.br/retrofit-tecnica-para-resgate-de-estruturas-e-valorizacao-de-imoveis