Bem Vindos


Caro leitor, bem vindo ao blog da Usimak

Este espaço serve sobre tudo para divulgar notícias, produtos, ideias e para estimular a discussão.
Esclarecer dúvidas e sugestões em relação a nossos produtos atuais e também sobre novos produtos em desenvolvimento.
Espero que este espaço seja útil para todos. Todas as sugestões são bem vindas.

Pesquisar este blog

anúncios

11 de fev de 2012

Arena Pernambuco terá alvenaria de vedação com bloco de concreto


Obras da Arena Pernambuco, estádio com capacidade para 46 mil pessoas


Para cumprir as metas e os prazos da construção da Arena Pernambuco, na cidade de São Lourenço da Mata (PE), a Odebrecht Infraestrutura, construtora responsável pela obra, está trabalhando em ritmo acelerado. Além do estádio – projetado para 46 mil pessoas –, serão construídos um complexo residencial e espaços de comércio e de serviços.
Uma das novidades é que o projeto da obra contempla, agora, o uso da alvenaria de vedação com blocos de concreto. Há cerca de dois meses, foi decidido que as paredes divisórias de grande parte do estádio serão construídas com a tecnologia. O sistema construtivo será aplicado, entre outros locais, nas arquibancadas, na lanchonete e na sala de imprensa.

De acordo com Carol Gomes, engenheira da equipe de Projetos da Odebrecht, o menor custo da implantação e o melhor acabamento oferecido pelos blocos de concreto foram fatores determinantes para sua escolha. “Como boa parte das áreas técnicas na arena terá os blocos de alvenaria aparente, o bloco de concreto aparece como uma solução mais agradável de leitura pela homogeneidade gerada pela sua superfície lisa e de panos maiores”, afirmou Carol Gomes.
ABCP
O processo de escolha da alvenaria de vedação com blocos de concreto teve início em abril de 2011, quando a Odebrecht convidou a ABCP para uma reunião. Na ocasião, a construtora convidou o gerente da ABCP NNE, Eduardo Moraes, e a engenheira Emanuelle Falcão, para apresentarem os sistemas à base de cimento que seriam vantajosos para o empreendimento. A convite da Associação, o engenheiro Angelo Just, da consultoria Tecomat, também participou do encontro, mostrando diversos projetos que exemplificavam a viabilidade do uso do concreto na Arena Pernambuco. “A alvenaria será executada a partir de um projeto para produção racionalizada, com famílias de dimensões padronizadas, a fim de reduzir perdas e aumentar a produtividade dos serviços”, explicou Just.
Para Eduardo Moraes, a escolha da alvenaria de vedação com blocos de concreto na construção da Arena Pernambuco aumenta a visibilidade do sistema no Nordeste. “Essa tecnologia traz muitas vantagens para as obras e, felizmente, a cultura do bloco de concreto está sendo bem assimilada na região. Há cerca de cinco anos praticamente não se utilizava o sistema, mas, hoje, ele é visto em todas as obras de grande porte. Nas residências, já estamos atingindo o índice de 40% das construções com alvenaria de vedação”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário