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9 de abr. de 2012

HF Implanta Nova Tecnologia na Construção


Considerado por muitos como a industrialização da construção civil, o método paredes de concreto otimiza processos, reduz resíduos e o tempo para a construção de uma UH (unidade habitacional), aumentando a eficiência construtiva e reduzindo os impactos ambientais. A HF está implantando o método em suas obras.
Usando painéis de plástico ou alumínio como formas, as paredes são moldadas in loco (no local), já com as instalações elétricas e hidráulicas acopladas ao sistema de maneira que não necessitem serem chumbadas posteriormente, como no método tradicional. Os vãos das esquadrias (janelas e portas) são moldados com gabarito no ato da concretagem, evitando também a geração de entulhos de assentamento.
O ciclo de concretagem das paredes, em relação ao processo convencional, é três vezes mais rápido, e mais: a resistência das paredes de concreto é muito superior à alvenaria cerâmica. Todo o processo segue rigorosamente às normas brasileiras e certificações técnicas, aprovado pela ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland) e pelo Comitê Brasileiro da Construção Civil (ABNT/CB-02), conforme matéria publicada pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção, que você confere clicando aqui.
Veja abaixo algumas imagens:
(parede de concreto)
(cobertura de aço galvanizado: uma das novidades do processo)
(Resultado final)

A combinação entre concreto e fibra ótica resulta em blocos de concreto translúcido





A combinação entre concreto e fibra ótica resulta em blocos de concreto translúcido ou Light Transmitting Concrete – Litracon.

O Concreto translúcido ou Light Transmitting Concrete – Litracon é uma combinação de fibras ótica e concreto. No mercado, esse produto pode ser encontrado em formato de blocos pré-fabricados e painéis. Devido ao pequeno tamanho das fibras, elas se misturam ao concreto se tornando um componente do material, como agregado ao composto. Desta forma, o resultado não é apenas não dois materiais – vidro em concreto – misturados, mas a criação de um novo, que é homogêneo em sua estrutura interna e em suas superfícies principais.




Litracon/Divulgação

Trata-se de milhares de fibras óticas de 2 microns à 2 milímetros formando uma matriz paralela que corre entre as duas superfícies principais de cada bloco. Essas fibras são dispostas em fileiras, de modo transversal às duas faces do bloco. A proporção da fibra é muito pequena (4%) em relação ao volume total dos blocos. Além disso, essas fibras se misturam ao concreto devido ao seu pequeno tamanho, se tornando um componente estrutural como uma espécie de agregado miúdo. Na teoria, uma estrutura de parede de concreto construída com essa tecnologia transmissora de luz pode ter vários metros de espessura, pois as fibras funcionam sem perda de luz até 20 metros. Segundo seu criador, o concreto translúcido pode ser utilizado estruturalmente, pois as fibras de vidro não tem efeito negativo sob à compreensão do concreto. Os blocos podem ser produzidos em vários tamanhos e com isolamento térmico incorporado.





Litracon/Divulgação
O Litracon foi inventado pelo arquiteto Húngaro Aron Losonczi no ano de 2001, sendo protegido por uma patente Sueca, que fundou a sua própria companhia, a Litracon, em 2004. A empresa fica localizada na cidade húngra de Csongrád, a 160km de distância da capital do país, Budapeste.


Se você ficou interessado pelo produto, uma notícia boa. No site oficial (http://www.litracon.hu/), você consegue encomendar algumas amostras do produto, em dimensões 10cm x 10cm x 2cm, num custo de 60 euros cada mais 25% de

Tecnologia de Construção em Concreto PVC





Texto:Lincoln Soares
Diretoria- Construtora Plam

A Construtora Plam realiza obras Comerciais e Industriais no estado do Paraná e através de sua equipe multidisciplinar, realiza estudos e disponibiliza para seus clientes, diferentes tecnologias de construção civil, para melhor atender suas necessidades.

Uma preocupação da Construtora é em relação à utilização de técnicas de construção civil que propiciem, além de qualidade à obra, baixo custo, menor prazo de entrega, segurança e preservação do meio ambiente.

Na busca por novas tecnologias estamos sempre nos atualizando e frequentemente nos deparamos com novidades como a nova técnica de construção civil que vem ganhando espaço no mercado brasileiro, denominada Concreto PVC. Originada no Canadá, a técnica traz como proposta a redução de pelo menos 50% do tempo de entrega de obras comerciais e Industriais. Além disto, possui alta durabilidade com garantia de 20 anos e reduz o desperdício de materiais.

Em relação à custos, a redução do tempo para a conclusão da obra proporcionada pela Construção em Concreto PVC, possibilita que uma indústria inicie suas atividades de 6 meses a 1 ano antes que em processos tradicionais de construção, reduzindo assim o custo de implantação da obra.

O Sistema Construtivo em concreto PVC se caracteriza pela montagem de perfis leves e modulares em PVC de alta resistência, que se encaixam perfeitamente, os quais serão posteriormente preenchidos com barras de aço e concreto usinado, proporcionando um diferenciado acabamento.
Outras virtudes do processo são: resistência a cupins, fungos e corrosão, possibilita ampliação, não propaga fogo, é de fácil limpeza e elevado conforto acústico e térmico. A Construtora Plam acredita que a tecnologia Concreto PVC é mais uma boa opção construtiva para o mercado brasileiro.





8 de abr. de 2012

Logística Alvenaria estrutural


Logística



Crédito: Chico Rivers / ABCP

O planejamento, em qualquer obra de engenharia, tem o objetivo de disponibilizar à equipe de produção material suficiente para facilitar a execução dos serviços, a fim de garantir o prazo, o custo e a qualidade esperados. Na alvenaria estrutural não é diferente, o sistema exige, nesta fase, que sejam determinados prazos e sejam alocados recursos e realizadas ações de maneira eficiente, pois é exatamente nesta etapa que se garante a operacionalidade do processo produtivo, influenciando decisivamente o resultado final e a competitividade do sistema.


Para um correto planejamento da obra, é necessário verificar:


1. Blocos – tipos necessários, quantitativos e locais de armazenagem.


2. Argamassa e graute – de acordo com o tipo utilizado (feitos em canteiro, industrializados em sacos/silos), verificar a melhor logística de abastecimento de suprimentos e de abastecimento da obra.


3. Estoque e fabricação de pré-moldados.


4. Definição dos locais de armazenagem, preparo (no térreo ou nos andares) e abastecimento dos suprimentos.


5. Armazenagem cuidadosa dos blocos - eles devem ficar cobertos e as pilhas marcadas por data, resistência etc.
Elaboração do cronograma


A elaboração do cronograma da obra é fundamental para o planejamento de todas as suas atividades e durações. É importante identificar as atividades críticas para a definição da sequência de atividades e a duração para o dimensionamento das equipes e equipamentos.


De acordo com o cronograma da obra, deve-se sempre fazer a compra planejada de materiais e suprimentos, contratação de mão de obra específica para cada fase da construção e acerto da logística do canteiro de obras, economizando assim tempo e dinheiro.
Mão de obra


Em uma obra de alvenaria estrutural são montadas equipes de trabalho para a elevação das paredes estruturais. Cada construtora tem o seu próprio esquema de trabalho, comumente utilizando a configuração de 1 encarregado para cada duas equipes de trabalho, compostas por dois pedreiros mais um servente.


A produtividade média por equipe de trabalho é equivalente a 3,5 a 5,0 m²/hora/equipe. Considerando que duas equipes trabalhem simultaneamente em um mesmo andar tipo durante 4 dias, obteremos a produtividade de 320 m2 de paredes levantadas, o que equivale a um tipo de aproximadamente 250 m2, ou seja, em uma semana é totalmente viável levantar um andar com uma equipe composta por apenas 11 pessoas.


Pelo fato de a alvenaria estrutural ser um sistema altamente racionalizado, “improvisos” de última hora não são permitidos. A obra tem de ser executada com critério e cuidados especiais, por isso o treinamento da mão de obra é fator decisivo no sucesso, economia e qualidade da obra.


Escolas como o SENAI promovem cursos de aprimoramento e qualificação de mão de obra para assentadores de blocos estruturais. Quando não for possível o uso de mão de obra qualificada por instituições de ensino, como mencionado, o aprendizado e o treinamento podem ser feitos com profissionais mais experientes dentro da obra.

Projeto de canteiro




Também no planejamento do canteiro é preciso investir pensando em padronização e reaproveitamento. O canteiro de uma obra em alvenaria estrutural possui uma configuração diferente de uma obra convencional. É imprescindível que o projeto de canteiro contemple:
Local para armazenamento de blocos estruturais (separados por resistência, tipo e idade) e demais materiais, separados por características de armazenagem e consumo.
Central para controle tecnológico de alvenaria estrutural (bloco, graute, argamassa e prisma).
Central de pré-moldados (escada, pré-moldados de ventilação, vergas, contra-vergas), caso estes sejam executados em canteiro.
Central de corte de blocos.
Todos os outros componentes do canteiro, como betoneiras, guinchos, grua (se houver) e caminhos de serviço.
Elementos de apoio à produção: escritórios, almoxarifado, salas etc.
Áreas de vivência: ambientes, móveis e equipamentos.





Passos necessários para elaboração do projeto de canteiro


Em obras mais complexas, o canteiro deverá ser projetado prevendo as diversas etapas da obra. É preciso observar as fases mais importantes, tais como:
Movimento de terra.
Estrutura do sub-solo sob a torre e periferia.
Estrutura da torre.
Acabamentos.
Remoção do guincho e início de operação do elevador de passageiros.
Planejamento da circulação na obra


A montagem do canteiro de obras é bastante influenciada pelo tipo de equipamento básico de transporte vertical: guinchos, elevadores ou gruas. A circulação de equipamentos, materiais e caminhões (quando necessário) deve estar prevista no projeto de canteiro e devem ser levados em conta os seguintes aspectos:
Sugere-se elaborar um esboço do canteiro de obras, locando todas as dependências necessárias (almoxarifado, escritório, vestiário, entradas etc.) com as rotas mais prováveis a serem realizadas e as distâncias necessárias para o trânsito de todos os elementos.
A circulação principal e secundária, se possível, deve ser sinalizada e organizada de acordo com as normas de segurança do canteiro.
A circulação deve garantir o fluxo contínuo de materiais, mão de obra e equipamentos.
Se possível, após definir as rotas que serão destinadas ao tráfego de materiais e mão de obra, submeter o projeto de canteiro a um profissional da área de segurança, para avaliar os riscos envolvidos na solução sugerida.
Em obras abastecidas por silos, deve ser previsto um acesso suficiente para suportar o trânsito de caminhão tipo "munck" ou graneleiro, uma vez que deve haver o reabastecimento ou troca dos silos.
No caso da inviabilidade de circulação de caminhões tipo "munck" e carreta na obra, o ponto de distribuição de argamassa pode ser locado próximo do acesso para descarga, pois desta forma o silo pode ser abastecido por mangote. Deve-se observar a distância mínima do mangote para a carreta.
O abastecimento do andar deve prever todos os materiais previstos nos projetos: blocos (de cada tipo especificado), argamassa, graute, elementos pré-moldados etc.


Quando for utilizada grua, seu posicionamento deve ser criteriosamente estudado, pois este equipamento deve ser o centro de gravidade do canteiro e influencia todo o seu layout. As gruas podem ser fixas, ascencionais ou móveis sobre trilhos, sendo que a escolha correta depende de cada empreendimento e é fundamental para a funcionalidade do canteiro. O seu dimensionamento deve ser feito pelos pontos extremos para garantir acesso aos principais estoques e às áreas de produção. Além do posicionamento, deve-se analisar também a forma de fixação do equipamento, que pode ser através de furos na laje, no poço do elevador ou instalação na lateral do edifício. No caso das edificações provisórias, é necessário verificar as posturas e exigências de áreas da NR18, pois as dimensões de alguns fabricantes não atendem aos requisitos de norma.
Acesso ao canteiro


O acesso ao canteiro deve estar previsto no projeto original e levar em conta todos os aspectos já mencionados sobre a localização dos vários pontos importantes. Além disso, deve-se providenciar junto ao órgão municipal o rebaixamento da calçada no local determinado para recebimento de material, permitindo um acesso facilitado para o descarregamento.
Mobilização e desmobilização


O planejamento da mobilização e desmobilização deve ser baseado em outros fatores da obra, tais como: estoques, armazéns etc. Este item deve estar previsto no cronograma geral da obra. As atividades de mobilização e desmobilização devem estar ligadas ao porte do empreendimento. Neste item, todos os elementos devem estar de acordo com a Norma NR-18.

Prédio em alvenaria estrutural mais alto do Sul do Brasil está em Londrina


Prédio em alvenaria estrutural mais alto do Sul está em Londrina. Divulgação
Um empreendimento, que está sendo construído pelo sistema de Alvenaria Estrutural localizado na região sul de Londrina com 304 unidades residenciais, totalizando 31.649 metros quadrados de obra, é considerado o mais alto da região Sul do País construído neste sistema. A Graúna Construções deve entregar o Fit Terra Bonita ainda neste ano de 2011.

Neste tipo de tecnologia as paredes são "autoportantes", ou seja, a própria alvenaria executada em blocos de concreto suporta o peso da edificação, não havendo as tradicionais vigas e pilares de concreto armado, apenas as lajes. Em um rápido processo, a alvenaria vai subindo simultaneamente com a estruturação do prédio. Sendo assim, este tipo de partido estrutural exige um controle tecnológico mais rigoroso que o sistema convencional, em que até a argamassa de assentamento dos blocos tem sua resistência controlada.
A Alvenaria Estrutural ainda é pouco utilizada na região norte do Paraná. Ela tem sido usada apenas em pequenas construções como barracões e edifícios de pequeno porte, entre quatro e sete pavimentos.  No Brasil este tipo de tecnologia somente era utilizado em edificações altas nos grandes centros, como Rio de Janeiro e São Paulo. Com o Fit Terra Bonita, Londrina novamente está sendo pioneira na utilização de novas tecnologias, já que antes desta obra, não se utilizava alvenaria estrutural em edificações com um número alto de pavimentos, no caso 19.
"Este desafio demandou um grande esforço técnico por parte da Graúna, pois ainda não havia referências para muitas das questões técnicas abordadas neste empreendimento, desde a concepção dos projetos até a aquisição de insumos, como blocos de alta resistência e mão de obra especializada na execução de alvenaria estrutural.", diz o diretor técnico da Graúna, o engenheiro Marcel Antoine Haswany.
Um dos desafios para levantar o residencial com os 19 pavimentos, utilizando o sistema de Alvenaria Estrutural foi o controle tecnológico dos materiais, o que gerou a parceria entre a Graúna e a Faculdade de Engenharia de Lins (SP), que possui um dos poucos laboratórios acreditados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) e em condições de fazer ensaios para este processo: o Centro Tecnológico da Fundação Paulista (CETEC).
"Tivemos que realizar muitos estudos, inclusive antes da fase dos projetos, com vários fornecedores de materiais e equipamentos, para racionalizar e aperfeiçoar o processo construtivo, bem como para extrair o máximo devantagens desta tecnologia construtiva"explica Haswany, e  complementa, "os blocos para a construção, principal insumo deste processo, são adquiridos de empresas londrinenses, uma delas entre as  maiores do Paraná, que também teve de desenvolver processos para viabilizar blocos de concreto com  alta resistência necessária ao empreendimento."
A obra possui quatro torres, que estão sendo construídas dispensando a utilização de grua Uma das grandes vantagens desse processo construtivo, em função da racionalidade e rapidez, é a possibilidade de eliminar equipamentos caros, como a grua, sem perder desempenho e diminuindo o custo.
Neste processo utiliza-se muito pouco aço e o "sistema de forma" é necessário apenas para a execução de lajes que, por serem planas, necessitam de um sistema de escoramento muito simples. Outro fator importante para a racionalidade deste processo construtivo são as "células" dos blocos, que permitem a passagem de tubulações elétricas e hidráulicas, já na fase de elevação das alvenarias, dispensando as tradicionais quebras e rasgos nas paredes evitando, assim, o retrabalho.
Ainda, na questão da racionalidade, a perfeita regularidade das paredes permite revestimentos internos e externos dentro do mínimo necessário estabelecido pelas normas técnicas, evitando o desperdício de materiais e de mão de obra.
No caso do revestimento externo (fachadas), a Graúna Construções também está inovando com a utilização de uma "nova tecnologia de revestimento" denominada Monocapa.  Trata-se de um revestimento já acabado como uma pintura, que é aplicado através de uma projeção mecânica direto na alvenaria de bloco, eliminando as fases tradicionais do procedimento, como a do "chapisco" e a do "emboço", que normalmente são realizados antes de uma pintura final.